Sábato Magaldi é, sem dúvida, um dos principais críticos do moderno teatro brasileiro. Seu trabalho, iniciado no começo dos anos 50, vem acompanhando, por todas estas décadas, as formas que a produção dramatúrgica e cênica tem assumido em nosso país. Mais ainda, além de observador teatral a militar na imprensa, é ele, também, um dos principais historiadores de nosso teatro e um ensaísta que já abordou, por um sem-número de aspectos, o fenômeno dramático. E, em toda essa larga messe de trabalhos, destaca-se, como um fio ideológico, que atravessa os seus escritos, a preocupação com o palco brasileiro tal como ele se apresenta em seu mais significativos criadores. Não poderia, pois, faltar aí a obra de Nelson Rodrigues que, discutida, enaltecida ou contestada, se tornou uma espécie de sinônimo do próprio processo de modernização de nosso teatro, uma vez que a peça-marco deste fato é a encenação de Vestido de Noiva, por Ziembinski, com Os Comediantes. Entretanto, Sábato Magaldi não é apenas um crítico que, entre muitas outras coisas, se dedicou igualmente ao teatro de Nelson Rodrigues, porém, pelo menos até agora, o crítico que mais se debruçou sobre essa obra. A sua relação com ela não se resume no destrinçamento dos elementos e das conexões desse universo dramático e no aquilatamento de suas intenções e qualidades através de uma série de apreciações críticas. Nestas, que assumem a forma de diferentes artigos e ensaios sobre cada uma das peças de Nelson Rodrigues e que se corporificam sobretudo no presente livro, onde todos esses dados são repesquisados e reavaliados em função de uma análise de conjunto, o crítico embute o conhecimento íntimo de numerosos aspectos e fatores que o longo convívio e a amizade com o dramaturgo lhe trouxeram. Assim, pode-se dizer, sem qualquer exagero, que Nelson Rodrigues: Dramaturgia e Encenações é o estudo não apenas o mais empático, porém o mais objetivamente documentado e abrangente sobre a criação rodriguiana, cuja significação tem sido crescentemente reconhecida pela única medida indiscutível, em termos teatrais, que é o teatro no palco e cuja avaliação crítica encontrou, em Sábato Magaldi, aquela interpretação que lhe faz justiça, como um dos grandes criadores brasileiros do teatro moderno.
[J. Guinsburg]

--

ISBN: 9788527303521
Autor: Sábato Magaldi
Número de páginas: 224
Coleção: Estudos 98
Dimensões: 12,5 cm x 22,5 cm
Peso: 0,260kg
NELSON RODRIGUES: DRAMATURGIA E ENCENAÇÕES
R$54,90
Esgotado
NELSON RODRIGUES: DRAMATURGIA E ENCENAÇÕES R$54,90
Sábato Magaldi é, sem dúvida, um dos principais críticos do moderno teatro brasileiro. Seu trabalho, iniciado no começo dos anos 50, vem acompanhando, por todas estas décadas, as formas que a produção dramatúrgica e cênica tem assumido em nosso país. Mais ainda, além de observador teatral a militar na imprensa, é ele, também, um dos principais historiadores de nosso teatro e um ensaísta que já abordou, por um sem-número de aspectos, o fenômeno dramático. E, em toda essa larga messe de trabalhos, destaca-se, como um fio ideológico, que atravessa os seus escritos, a preocupação com o palco brasileiro tal como ele se apresenta em seu mais significativos criadores. Não poderia, pois, faltar aí a obra de Nelson Rodrigues que, discutida, enaltecida ou contestada, se tornou uma espécie de sinônimo do próprio processo de modernização de nosso teatro, uma vez que a peça-marco deste fato é a encenação de Vestido de Noiva, por Ziembinski, com Os Comediantes. Entretanto, Sábato Magaldi não é apenas um crítico que, entre muitas outras coisas, se dedicou igualmente ao teatro de Nelson Rodrigues, porém, pelo menos até agora, o crítico que mais se debruçou sobre essa obra. A sua relação com ela não se resume no destrinçamento dos elementos e das conexões desse universo dramático e no aquilatamento de suas intenções e qualidades através de uma série de apreciações críticas. Nestas, que assumem a forma de diferentes artigos e ensaios sobre cada uma das peças de Nelson Rodrigues e que se corporificam sobretudo no presente livro, onde todos esses dados são repesquisados e reavaliados em função de uma análise de conjunto, o crítico embute o conhecimento íntimo de numerosos aspectos e fatores que o longo convívio e a amizade com o dramaturgo lhe trouxeram. Assim, pode-se dizer, sem qualquer exagero, que Nelson Rodrigues: Dramaturgia e Encenações é o estudo não apenas o mais empático, porém o mais objetivamente documentado e abrangente sobre a criação rodriguiana, cuja significação tem sido crescentemente reconhecida pela única medida indiscutível, em termos teatrais, que é o teatro no palco e cuja avaliação crítica encontrou, em Sábato Magaldi, aquela interpretação que lhe faz justiça, como um dos grandes criadores brasileiros do teatro moderno.
[J. Guinsburg]

--

ISBN: 9788527303521
Autor: Sábato Magaldi
Número de páginas: 224
Coleção: Estudos 98
Dimensões: 12,5 cm x 22,5 cm
Peso: 0,260kg